OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

CRÉDITOS! CRÉDITOS! CRÉDITOS!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Ayrton Senna - Um gênio, um Mito


"Impossível falar de Senna e não se emocionar. O piloto que encantou gerações continua vivo no imaginário de quem o viu correr. Um piloto diferenciado, que não corria para pontuar, somente, mas sim para vencer. Considerado por muitos o piloto mais completo, Senna era rei guiando na chuva, maior medo dos pilotos, guiava com impressionante facilidade.

Como não se arrepiar com as imagens do GP do Brasil de 1991, quando Senna foi heróico, venceu pela primeira vez no Brasil e cm um carro que só tinha a sexta marcha. Cruzou a linha de chegada exaurido, foi uma vitória no braço, literalmente.

Como não se divertir com as maravilhosas disputas entre Senna e Prost, Senna e Mansell, Senna e Piquet, enfim, Senna e o Resto.

Como não admirar o gesto que Senna fazia a cada vitória, levantando a bandeira do Brasil em seu carro, enquanto dirigia. Como não vibrar com o tema da vitória, tocado a cada bandeirada, o eterno tan tan tan – tan tan tan.


Como não chorar ao lembrar de sua morte no GP de San Marino, na Itália. Ali nascia o mito chamado Ayrton Senna e que hoje completaria 50 anos.

Obrigado Senna, por ter tornado nossos finais de semana mais alegres quando você corria, por ter nos mostrado que devemos sempre buscar nos superarmos, por ter sido nosso Ídolo. E é por isso tudo que o NEWSFUT! presta essa singela homenagem ao eterno Ayrton Senna do Brasil!"


Por Ayrton Senna


"Quero fazer algo de especial. Todo ano alguém ganha o título. Eu quero ir além disso."

"Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo."


"Correr, competir, eu levo isso no meu sangue. É parte de mim. É parte de minha vida."

"Meus ídolos como pilotos sempre foram Niki Lauda e Gilles Villeneuve. O primeiro pela frieza e Villeneuve pela agressividade."

"Na última volta desapertei o cinto de segurança, tal era minha euforia de levantar e comemorar a primeira vitória na F1." (sobre a 1¦ vitória, em Portugal, 1985)


"Essa foi uma corrida que vai passar para a história." (sobre o GP do Japão em 1988, quando conquistou seu primeiro título)

"A Fórmula 1 é um tempo perdido se não for para vencer."

"Se cheguei onde cheguei e consegui fazer tudo o que fiz, foi porque tive a oportunidade de crescer bem, num bom ambiente familiar, de viver bem, sem problemas econômicos e de ser orientado no caminho certo nos momentos decisivos de minha vida."

"Lutei muito para sentar naquele carro, para estar ao lado de Frank Williams, mas estou sentido que vai dar trabalho. Ou eu não me adaptei ao carro, ou o carro não foi com a inha cara." (1994)

"Quando Deus quer, não há quem não queira."

"O medo faz parte da vida da gente. Algumas pessoas não sabem como enfrentá-lo. Outras, acho que estou entre elas, aprendem a conviver com ele e o encaram não de forma negativa, mas como um sentimento de auto preservação."

"Meu sonho não tem fim, e eu tenho muita vida pela frente." (1991)

"Convivo com o medo de morrer e ele me fascina." (1992)

"O importante é ganhar. Tudo e sempre. Essa história que o importante é competir não passa de demagogia."

"Vocês nunca conseguirão saber o que um piloto sente quando vence uma prova. O capacete oculta sentimentos incompreensíveis."

"Quando você não está feliz, é preciso ser forte para mudar, resistir à tentação do retorno. O fraco não vai a lugar algum."

"No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz."

"Nunca levo em conta a possibilidade de um acidente, mas o medo é uma coisa constante no meu dia-a-dia."

"O fato de ser brasileiro só me enche de orgulho."

"Aquilo foi algo se sonho. A vitória veio com estilo e ainda valeu o campeonato." (sobre o GP do Japão em 1988)

"Estou a mil por hora. Não vejo a hora de começar o campeonato do ano que vem." (outubro de 1993)

"Eu quero viver um pouco mais, curtir um pouco mais a vida."

"O acidente em Mônaco (1988) me levou para perto de Deus. Mudou muito minha mentalidade."

"Tenho medo da morte e da dor, mas convivo bem com isso. O medo me fascina."

"Não sei dirigir de outra maneira que não seja arriscada. Quando tiver que ultrapassar, vou ultrapassar mesmo. Cada piloto tem um limite. O meu é um pouco acima do dos outros."

"No que acredito mesmo é em Deus."

"O que sinto num carro a 300 km/h ? Emoção, prazer e desafio."

"Canalizo todas as minhas energias para ser o melhor do mundo."

"A Lotus me deu a primeira vitória na F 1. É uma equipe que permanecerá para sempre em meu coração."

"Sou um jovem que sacrificou muito de sua própria existência para as corridas. Penso nesta profissão desde que eu era criança; dei tudo de mim e acho que a amo mais que qualquer outro. Por isso, até quando estiver correndo o farei somente para vencer. Só pararei no dia em que perceber ter andado um décimo mais lento do que poderia."


"Podem ser encontrados aspectos positivos até nas situações negativas e é possível utilizar tudo isso como experiência para o futuro, seja como piloto, seja como homem."

"Dedico esta corrida a quem me fez perder o mundial de 89. As corridas são assim: às vezes acabam logo depois da largada, outras a seis voltas do fim."

"Brasileiro só aceita título se for de campeão. E eu sou brasileiro."

"Se depender de mim, vocês, jornalista, irão esgotar os adjetivos do dicionário."

"É irreal pensar que vou vencer sempre, mas sempre espero que a derrota não venha neste fim de semana."

"Não tenho limites. Estou com 33 anos e acho que ainda tenho muito pela frente."

"Trabalhei muito para chegar ao sucesso, mas não conseguiria nada se Deus não ajudasse."

"Primeiro, era chegar à F 1. Depois, fazer uma pole, vencer uma corrida, ser campeão. Aos poucos, fui preenchendo todos esses sonhos."

"Quero melhorar em tudo. Sempre."

"Ele (Deus) é o dono de tudo. Devo a Ele a oportunidade que tive de chegar onde cheguei. Muitas pessoas têm essa capacidade, mas não têm a oportunidade. Ele a deu prá mim, não sei porque. Só sei que não posso desperdiçá-la."

PARABÉNS SENNA por seus 50 anos!